quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Estudo: Mulheres não são mais faladores do que os homens.

Novas pesquisas mostram que as mulheres não são mais faladoras do que os homens, certifica um estudo científico americano publicado na quinta-feira.

Segundo uma equipa de investigadores da Universidade do Texas e do Arizona, cujos trabalhos são publicados pela revista Science, as mulheres e os homens pronunciam, por dia, aproximadamente o mesmo número de palavras.


As mulheres pronunciam cerca de 16.215 palavras por dia e os homens 15.669, uma diferença de 546 palavras. A pequena diferença constatada não é, segundo os investigadores, considerada estatisticamente significativa.

Estes números estão longe dos clichés machistas que afirmavam que as mulheres pronunciam vinte mil palavras por dia e os homens apenas sete mil.

Os investigadores efectuaram esta pesquisa com gravadores numéricos que utilizaram junto de cerca de 400 estudantes de grupos equivalentes de homens e de mulheres, nos Estados Unidos e no México.

Os psicólogos analisaram seis grupos durante períodos que iam entre dois a dez dias e as gravações foram feitas entre 1998 e 2004. Os sujeitos estudados transportavam os seus aparelhos numéricos que gravavam discretamente as suas conversas durante 17 horas diárias.

_____________

Fonte: Diário Digital.
Link para a Notícia:
Clique Aqui.
Data de Publicação: 06 de Julho de 2007.
Frase Chave: "(...) as mulheres não são mais faladoras do que os homens, certifica um estudo científico americano publicado na quinta-feira."

Comentário: Pois... Não sei... Acho que este tema não pode ser analisado assim tão... numericamente. Sim, porque no fundo, não podemos considerar apenas o número de palavras que se utilizam. Temos também de perceber o que está por detrás dessas palavras... ou o que fica por dizer...
Por exemplo, a pergunta "Achas que esta roupa me fica bem?" em principio, apenas tem uma de duas respostas: "Sim" ou "Não". Em princípio...
Quando a pergunta é feita por um homem, ele apenas quer realmente saber se a roupa lhe fica bem ou se deve trocá-la por outra, e por isso ele apenas usa aquelas 7 palavras.
Mas se for feita por uma mulher, além da pergunta, está subjacente um comentário (ou pensamento se preferirem) que o Homem tem de "apanhar" se quiser garantir uma relação feliz e duradoura (e em alguns casos a manutenção do seu estado de saúde)! Sim! Porque na verdade, muitas vezes a mulher nem quer saber se a roupa lhe fica bem ou mal. Ela própria já decidiu! Se achasse que lhe ficava mal, não a tinha escolhido! A pergunta funciona mais como um teste. É como se dissesse também: "Vê lá o que vais dizer!! Atreve-te a dizer mal da minha saia preferida e logo à noite vais dormir para o sofá!" ou "Se disseres que fica mal é porque achas que estou gorda e já não gostas de mim e se calhar andas com outra...". Ou seja, elas só dizem 7 palavras mas é como se dissessem mais 15 ou 20!
No final, para um "contador numérico de palavras", Homens e Mulheres podem dizer a mesma quantidade de palavras, mas o que elas querem dizer, corresponde a 5 vezes esse número! Qualquer Homem inteligente sabe disso... Para seu bem, é bom que saiba...

E já agora, só para tirar todas as dúvidas, que tal responder à sondagem em baixo?? E sejam sinceros...

2 comentários:

LopesCaBlog disse...

Já votei ;)

AL-Finete disse...

Boas LopesCa.

Fizeste muito bem!!
Vo(l)ta sempre! ;-)

Fica bem.

Cumps,

AL.