terça-feira, 31 de julho de 2007

Algarve: GNR que atingiu fugitivo a tiro continua em funções.

O militar da Brigada Fiscal da GNR de Vila Real de Santo António que atingiu a tiro, sexta-feira passada, um homem que fugiu a uma operação stop na Ponte do Guadiana, continua em funções, revelou hoje fonte da força policial.

O tenente coronel Costa Cabral, do comando geral da GNR, explicou que «o homem, de nacionalidade portuguesa, vinha de Espanha numa carrinha furtada, de matrícula espanhola, não parou numa operação de rotina e tentou atropelar os militares, colocando-se em fuga».

«Foi movida uma perseguição, que decorreu nas estradas nacionais 122, entre Castro Marim e Vila Real, e 125, onde o suspeito se despistou contra um muro junto a uma rotunda, após realizar várias manobras perigosas, abandonando então a viatura e colocando-se em fuga», precisou.

Segundo a mesma fonte, «os militares perseguiram o indivíduo a pé, disparam dois tiros de aviso para o ar e, nessa altura, o suspeito voltou-se, com um objecto preto na mão, dando a percepção de que possuía uma arma e iria atacar os guardas, tendo um deles disparado e atingido o homem».

«O militar que efectuou o disparo continua em funções, porque não houve indicação do Ministério Público ou do tribunal em sentido contrário», revelou Costa Cabral, enfatizando que o «fugitivo não só tentou fugir, como atropelar os guardas».
A fonte garantiu que o «projéctil, que atingiu o suspeito no tronco, entrou e saiu, não atingiu nenhum órgão vital, e o homem encontra-se fora de perigo», sublinhando que os guardas envolvidos no acidente prestaram logo assistência ao homem baleado, que depois foi encaminhado nos serviços de emergência para o Hospital Distrital de Faro.

O tenente coronel da GNR disse ainda que as investigações prosseguem para averiguar se houve outras razões que levaram o homem a não obedecer à ordem de paragem dos militares da Brigada Fiscal de Vila Real de Santo António.

_____________

Fonte: Diário Digital
.
Link para a Notícia:
Clique Aqui.
Data de Publicação: 06 de Julho de 2007.
Frase Chave: "(...) os guardas envolvidos no acidente prestaram logo assistência ao homem baleado (...)".

Comentário: À partida, esta notícia não tem assim nada de muito extraordinário. Será? Vamos por partes. Primeiro, parece estar escrita num tom de admiração pelo facto de o agente ainda continuar em funções. Basta olhar para aquele denunciador "continua" do título! Afinal o homem só "vinha de Espanha numa carrinha furtada", "não parou na operação de rotina", "tentou atropelar os militares", "colocou-se em fuga", "realizou várias manobras perigosas" nas estradas nacionais 122 e 125, "despistou-se contra um muro junto a uma rotunda", colocou-se em fuga novamente a pé e após terem sido disparados 2 tiros para o ar, voltou-se com um objecto preto na mão que parecia ser uma arma e pronto a atacar os guardas. Era preciso disparar contra o homem??? Ainda se ele estivesse mal estacionado ou não parasse numa passadeira... Agora por isto?!?!? Realmente!

Depois há a parte em que, segundo a sua fonte (leia-se o tenente coronel Costa Cabral, do comando geral da GNR), o jornal afirma que "os guardas envolvidos no acidente prestaram logo assistência ao homem baleado". Pois! Eu até acredito que sim!! Mas se fosse eu, depois me querer atropelar, de ter que o perseguir por estradas nacionais de carro a alta velocidade, de me obrigar a correr atrás dele a pé e de se preparar para disparar contra mim, não ia estar cá com muitos "Ah! Vire-se lá, se faz favor, e cuidado com a cabecinha no chão, está bem?", ou "Eh pá! Desculpe lá isso do tiro no tronco! Eu faço-lhe já aqui um curativo! Deixe-me só recuperar o fôlego!" enquanto arfava com falta de ar por ter andado a correr atrás dele! E já agora, qual é a parte (no meio disto tudo) que o jornal classifica como "acidente"?!?!?

Por fim, achei intrigante a parte em que a noticia diz que "as investigações prosseguem para averiguar se houve outras razões que levaram o homem a não obedecer à ordem de paragem". Outras razões para além do facto de a carrinha ser roubada e o homem estar a ser mandado parar pela polícia?? Porquê?? Esta não chega???

Sem comentários: