quarta-feira, 4 de julho de 2007

Jovem pode ser irmã do seu bebé.

Melanie Boivin, uma canadiana de 35 anos, decidiu congelar os seus óvulos para que a filha, Flavie, de sete anos, que pode sofrer de infertilidade devido a um problema genético, possa utilizá-los, caso o deseje, quando atingir a maioridade.

O facto foi ontem divulgado numa conferência sobre fertilidade, a decorrer em Lyon, pelos médicos do Centro Reprodutivo da Universidade McGill, de Monreal, a cuja guarda ficaram entregues os óvulos. Estes ficarão congelados por um período de 20 a 25 anos, tendo os investigadores recorrido a um método que aumenta a taxa de possibilidade de sobrevivência dos óvulos.

A decisão de Boivin resultou de ter sido diagnosticado à sua filha a Síndroma de Turner, um problema genético que surge nas jovens e que lhes impede a total maturidade sexual. Este problema atinge uma em cada 2500 raparigas e significa que a jovem afectada tem apenas um cromossoma X em vez dos dois que, normalmente, deveria possuir. A maioria das jovens que sofrem deste problema apresenta deficiências de desenvolvimento, manifestando-se aquelas deficiências também no funcionamento dos ovários.

O responsável do Centro que apresentou os resultados em Lyon, professor Seang Lin Tan, garantiu que a doação dos 21 óvulos feitos por Boivin recebeu o acordo da comissão ética e a sua utilização por Flavie está igualmente sujeita a aprovação.

Caso a utilização seja feita, significa que a mãe de Flavie tornar-se-à avó do bebé, que é também seu filho, e que este será irmão da sua mãe.

_____________

Fonte: Diário de Notícias
.
Link para a Notícia:
Clique Aqui.
Data de Publicação: 04 de Julho de 2007.
Frase Chave: "(...) significa que a mãe de Flavie tornar-se-à avó do bebé, que é também seu filho, e que este será irmão da sua mãe."

Comentário: Ok! Imaginem: nasce um rapaz que quer casar daqui a uns anos. Significa que a noiva terá duas sogras e será cunhada da mãe do rapaz!!! E há quem se queixe de familias complicadas...

Sem comentários: