segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Envelopes com dinheiro em casas de banho.

Pacotes com dinheiro encontrados em casas de banho de todo o Japão.

Envelopes com várias notas no valor de 10 mil ienes (equivalente a 56 euros) apareceram em casas de banho masculinas de repartições públicas em todo o Japão.

Segundo a agência Reuters, o caso está a gerar curiosidade no país, levando os japoneses a questionarem-se sobre o significado desta situação: alguém que quer ser solidário, ou uma forma de arte? São apenas algumas das explicações.

Desde o dia 9 de Abril, cerca de 4 milhões de ienes (mais de 23 mil euros) foram encontrados em casas de banho masculinas de várias ilhas do Japão, sendo que a maioria estava em prédios de serviços do governo.

As notas são embaladas individualmente no tradicional papel japonês «washi» com a palavra «remuneração» escrita à mão e a tinta do lado de fora.

Cada nota apresenta uma letra manuscrita em texto formal evocando a linguagem budista, informando que o doador espera que o dinheiro seja «útil na sua busca pelo conhecimento».

Os jornais dedicaram longos artigos à especulação sobre a identidade do anónimo benfeitor e o mistério tomou conta dos noticiários. Uma das agências de notícias nacionais chegou a enviar alertas de emergência à medida que o número de notas encontradas se acumulava.

O único consenso é de que, tendo em vista os locais onde o dinheiro é encontrado, a pessoa é do sexo masculino.

Para alguns especialistas citados pela imprensa, o texto das cartas indica que se trata de um homem com fortes crenças religiosas, enquanto outros acham que ele seria um ex-funcionário público tentando brincar com colegas de profissão. Outros ainda acreditam que o recado pode, na verdade, ser um tipo de repreensão sarcástica dizendo aos funcionários públicos para agirem com responsabilidade.

Especialistas em caligrafia afirmam que todas as cartas foram escritas pela mesma pessoa, cuja letra trémula sugere que seja de alguém idoso ou bastante doente. Frisam ainda que a letra piorou ao longo dos meses que se seguiram depois de o primeiro pacote de notas ser encontrado.

«O facto de as cartas terminarem com a frase por favor, seja feliz» mostra que quem escreve é infeliz - alguém que se vê diante da morte e deseja retribuir algo para o mundo», disse um especialista ao jornal Asahi Shimbun.

Entretanto, há quem acredite que tudo não passa de alguém que está a pregar uma partida com o objectivo de causar polémica.

O dinheiro foi entregue à polícia, mas se ninguém o reivindicar dentro de seis meses, será distribuído às pessoas que encontraram as notas.

_____________

Fonte: Portugal Diário
.
Link para a Notícia:
Clique Aqui.
Data de Publicação: 15 de Julho de 2007.
Frase Chave: "Envelopes com várias notas no valor de 10 mil ienes (equivalente a 56 euros) apareceram em casas de banho masculinas de repartições públicas em todo o Japão".

Comentário: Engraçado... cá em Portugal, estou farto de ir às casas de banho das repartições públicas (até porque cada vez que tenho que ir a uma, perco lá pelo menos 4 horas e meia, o que me obriga a ir várias vezes à casa de banho) e nunca encontrei nada assim tão estranho... Só muitas sanitas, muitos lavatórios, e MUITOS funcionários públicos!! É pena...
Agora o que eu acho mesmo engraçado na notícia, é o pessoal ter encontrado o dinheiro e em vez de ficar com ele, O IR ENTREGAR À POLÍCIA à espera de que alguém venha reivindicar o dinheiro que deixou espalhado PROPOSITADAMENTE pelas casas-de-banho do país...
Estes japoneses estão num estado cultural muito à frente...
É. Deve ser isso...

2 comentários:

LopesCaBlog disse...

Só nas casas de banho masculinas ???
As senhoras também gostam desse papel ;)

AL-Finete disse...

Boas LopesCa.

Também acho que foi uma discriminação ter sido só nas casas de banho masculinas... Isso e o facto de ter sido só no Japão!

Fica bem.

Cumps,

AL.